sábado, 19 de março de 2011

Minha conclusão sobre a fé!

Venho aqui expor algo que há muito tempo vem me incomodando, e como sempre fui uma pessoa transparente resolvi dividir este meu encomodo com algumas pessoas.
Como muitos sabem sempre fui uma pessoa de muita fé, claro que como todos tive minha faze de busca onde fui a todos os cantos, até que um dia vendo tantas pessoas falarem resolvi ir a uma igreja onde um certo padre fazia uma revolução na fé, na sua forma de pregar e realizar suas missas (Renovação Carismática). Resolvi ir até a tal igreja assistir a uma missa e chamei minha filha, já avisando que se ouvisse uma palavra pedindo dinheiro, vendendo coisas milagrosas , ou falando de política; eu nunca mais voltaría lá.
Graças a Deus não vi nada disso lá a princípio! Me encantei por tudo aquilo, pelos carísmas, por meus dons aflorando, pela força que ali existia numa pregação forte e limpa. A partir dai resolvi me dedicar ao máximo, e por mais que falassem nada me demovia de minha fé e dedicação. Minha vida ficava cada vez mais confusa e atribulada e eu lá firme, pois acreditava que tudo aquilo era cura e libertação e ao tempo de Deus td mudaría. É importante dizer que era uma das mais fervorosas e assíduas frequentadoras da igreja, mas aos poucos comecei a perceber que as coisas lá estavam mudando ...vi pararem de usar os carísmas(dons), o louvor já não tinha mais aquela força e poder, a missa cada vez mais se parecia com as missas das igrejas comuns que eu havia fugido por causa do tédio. Percebi que já não se via aquela comoção que tanto mexía comigo e com todos..vi muitas amigas que faziam parte da equipe da igreja , começarem a sairem de lá e irem a outras igrejas e até mudarem de religião, incluindo a minha madrinha de crisma! Bom salientar que fiz minha comunhão e crisma nesta igreja; mas ainda assim continuava ouvindo a pregação do tal padre pelo radio todo dia, pois em nossa viagem espiritual; era assim que chamavamos; eu me sentia mais perto de Deus e me sentia segura. Me entregava e acreditava que minhas tribulações um dia acabaríam, pois tudo era no tempo de Deus..
Não sendo suficiênte, eu ainda entrava todos os dias no chat do tal padre e fazia parte do grupo de intercessão e pregava com fervor a paciência, a abnegação,a serenidade, a caridade aos necessitados...mas ainda assim minha vida continuava cada vez mais revirada..e eu continuava firme achando que a paciência me aproximaría de Deus e dos milagres.
Só que como toda paciência tem limite, e o pior cego é aquele que não quer ver aos poucos fui acordando e comecei a perceber, que tudo que eu havia dito que não toleraría ao ingressar na tal igreja; agora ocorria descaradamente e eu nem estava percebendo dada a minha cegueira "espiritual".
Eu que odiava política na igreja estava vendo politicos no altar sendo exaltados; pasmem ; pelo Bispo!
Eu que recriminava as outras igrejas que vendiam objetos milagrosos, me deparei com um padre que simplesmante esqueceu que a igreja era para louvar e glorificar, e decidiu usar a igreja , o chat, e o momento de fé única e exclusivamente para divulgação de um livro milagroso; o tal objeto de sortilégio que ele tanto recriminava hoje fazia parte do ar que ele respirava.
Lógico que como sempre, apareceram pessoas defendendo tal atitude, alegando que era para arrecadação de fundos para terminar um santuário, mas isso é o que todas igrejas alegam! Será que alguém já ouviu alguma igreja, seita ou seja lá o que for; falar q está vendendo alguma coisa para encher os bolsos de dinheiro?
Comecei a questionar tudo que eu acreditava até então, pois nunca havia visto este padre exaltar tanto algo como seu próprio livro, aliás se ele exaltasse a bíblia da forma que faz com seu próprio livro teriamos a venda de bíblias quadriplicada no mundo todo. Mas foi exatamente ai que minha ficha caiu, e conclui que tudo no que se refere a religião não passa de comércio da fé!
No começo tudo é lindo, maravilhoso, transparente, honesto, virtuoso, sincero, e principalmente milagroso; mas depois com passar do tempo, após cativar suas presas o lobos mostram seus dentes e começam a morder nossos bolsos e almas descaradamente.
É por isso que afirmo:  Precisamos ter fé em nós mesmos e não em objetos, ou pessoas milagrosas...tudo é engodo, tudo é marketing, tudo é o  comércio da fé ..onde nós os desesperados acreditamos que exista algo, ou alguém capaz de suprir nossas fraquezas, medos e temores e nos dar o que somente nós mesmos podemos conquistar. Tudo na vida é resultado de nossas escolhas erradas, da nossa estagnação e comodismo, e não da falta de fé; ou como a igreja prega; a mão de Deus testando nossa fé, paciência e virtude!
É só pensar...
Qual é o pai , por pior que seja,  quando o filho lhe pede pão ele lhe dá pedra para testar se o filho realmente está com fome?! Para né! Porque se assim fosse a maioria da população já tería partido para o crime mesmo, afinal passar a vida toda sendo testado pelo pai deixaría qualquer cidadão maluco, independente de que pais habitasse!
Eu por exemplo podería dizer então, que estou sendo testada há 45 anos? Parei com os testes, nunca sou aprovada mesmo; e olha que como já relatei acima fui aluna aplicadíssima!
Sempre afirmei que Deus habita dentro de cada um de nós e isso é uma verdade, não precisamos de igreja, dogmas, religiões para provar nossa fé em um Deus que habita dentro de nós mesmos! Basta ter força e acreditar que tudo podemos e tudo teremos...não estou dizendo que eu tenha esta força toda , mas digo que não preciso de uma padre, pastor, bispo, mestre , ou seja qual for o tipo de lider espiritual, para encontrar está força, e menos ainda para me dar esta força atravéz de um livro, ou seja lá qual for o objeto milagroso oferecido; afinal existem milhóes de livros de auto-ajuda, o que não significa que ele faça um milagre na vida de ninguém, se fosse assim eu estaria melhor que o Bill Gates; afinal já li dezenas de livros de auto- ajuda.
Hoje pude chegar as minhas conclusões sobre a fé desmedida! Aliás quero dizer que sempre fui uma pessoa que questiona muito as coisas, e dificilmente aceito o que me vem de pronto, embora as  vezes guarde meus questionamentos para mim; mas hoje resolvi expor um deles, já que várias pessoas tem questionado a mesma coisa , porém a covardia e o comodismo as fizeram calar. Mas eu como não vim ao mundo a passeio, e sim para causar, resolvi aqui expressar meus pensamentos e conclusões, sem medo de ser feliz , ou infeliz isso não importa..importante é a liberdade de expressão que a constituiçãome garante!

Abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário